Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 29Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 29Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 29Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 29Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 24

Rio de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Autor: Arthur Casas
  • Co Autores: Christiane Trolesi, Mônica Nickel, Marcela Muniz, Renata Adoni.
  • Colaboradores: André Chung, Christiana Matos
  • Construtora: LAR Construtora
  • Consultores: Studio Serradura (iluminação); Akkerman (acústica); Grau Engenharia (instalações); Stec (estrutura metálica); Badiá (consultoria legal e licenciamento)
  • Fornecedores: Tresuno (concreto ciclópico); Levantina (piso cerâmico); StantShop (cremalheiras); Mr. Cryll (pintura cimentícia); Montele (elevador PNE); Atlas (elevador e escadas rolantes); Redsplay (marcenaria); Casa Fortaleza (carpete); Flex tintas (pintura pó personalizada)
  • Interiores: Dpot (poltrona Beto, Flávio de Carvalho e Beg); Futon e Company (Poltrona Paulistano com malha de aço); Carbono Design (poltronas C26. C210 e pufes de lona); Fort Corporstivo (carpetes); Lumini (pendente Fork); Estudio Xingu (produção criativa das mesas); Herança Cultural (mesas da área jurídica)
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 29
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A livraria Saraiva foi pensada como um híbrido entre uma praça e uma biblioteca, um lugar de convívio, lazer, concentração e repouso ao mesmo tempo. Uma arquitetura simples e convidativa, que almeja, literalmente, se perder entre os livros e elevar o espírito. Espaço do século XXI, as obras compartilham estantes com novas mídias e usos que exigem grande flexibilidade. Organizar essa miríade de informações sem criar um percurso monótono, mas, ao contrário, espaços aconchegantes que incitam as pessoas a permanecer, ler e interagir foi o objetivo desse projeto.

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 29
© Fernando Guerra | FG+SG

Situada no Village Mall, no Rio de Janeiro, e distribuída por quatro andares, o visitante entra por um espaço com pé-direito duplo, no qual estantes e expositores parecem levitar para dar destaque aos livros e objetos. Prateleiras suspensas por trilhos correm por entre as seções, trazendo maior flexibilidade na configuração do layout. O piso escolhido, uma cerâmica desenvolvida especificamente para a Saraiva, acentua esse efeito da iluminação e confere grande leveza à loja. A madeira, presente em todos os espaços, é o pano de fundo ideal para a variedade de cores e texturas dos objetos e, apesar de neutra, traz calor e conforto.

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 7 de 29
© Fernando Guerra | FG+SG

Os expositores foram pensados para que uma ou outra obra não prevalecesse diante das demais. Os olhos do visitante percorrem diferentes alturas, com espaços ocupados por objetos que remetem a diferentes temas, as lombadas inferiores desenhadas para que seja possível ver os títulos que estiverem mais próximos do chão. Poltronas e pufes permeiam os percursos da livraria, num misto de exposição de um pouco da história de nosso design e um convite para que os leitores concentrados ou esparramados esqueçam-se do tempo.

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 11 de 29
© Fernando Guerra | FG+SG

Se as seções literárias gerais e especializadas concentram-se no térreo e no mezanino, o espaço multimídia, o café, o auditório e o espaço infantil estão localizados no subsolo. Tons de cinza permitem maior destaque para o conteúdo das novas mídias e expositores orgânicos adaptam-se melhor à interação com os diversos suportes.

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 23 de 29
Planta Baixa

No espaço infantil, a neutralidade do resto da livraria é rompida com uma rampa orgânica multicolorida, convidando as crianças a percorrer os títulos de forma dinâmica e ao mesmo tempo transformando a escala do espaço para seu tamanho. Os nichos superiores são uma interpretação lúdica do vocabulário empregado nas outras seções, criando um mundo à parte.

Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 29
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Saraiva / Studio Arthur Casas" [Saraiva Bookstore / Studio Arthur Casas] 06 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628179/livraria-saraiva-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.